O Circuito Banco do Brasil de Surfe, etapa de Natal, começa nesta quarta-feira (21) com janela prevista para acontecer até o dia 25, na Praia de Miami, no Rio Grande do Norte. A competição será válida pelo Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) e, pela segunda vez na história, será realizada na capital potiguar. Atual campeão da etapa e também do Circuito, Mateus Sena festejou bastante o retorno do evento a sua terra natal e disse estar pronto e tranquilo para tentar faturar o bicampeonato.
“Estou leve e quero deixar o troféu em casa. Chego sem pressão nenhuma, feliz, na verdade, porque vai rolar mais uma etapa aqui. Tomara que aconteça por muitos anos. Surfar no Rio Grande do Norte para mim tem um significado muito forte. Eu sou nascido e criado na Vila de Ponta Negra, na Praia de Ponta Negra. A gente roda muito e viaja o mundo inteiro competindo, conhece vários lugares irados, ondas perfeitas, mas surfar em casa, com seus amigos, pessoas que você ama ali, realmente é diferente”, afirma Mateus Sena, de 23 anos e um dos grandes talentos da região na atualidade.
“Ter um campeonato dessa magnitude, que fomenta muito o surfe na nossa região e movimenta a economia, é melhor ainda. A gente tem boas ondas, temos atletas excelentes, mas faltava realmente uma competição que fosse do nível do surfe do Rio Grande do Norte aqui”, reforça o atual campeão.
Acostumado a revelar grandes nomes, o Rio Grande do Norte tem hoje Italo Ferreira, de Baía Formosa, cidade que fica cerca de 100 Km ao Sul de Natal, na divisa com a Paraíba, como o nome mais conhecido. Além dele, outros potiguares já fizeram parte da elite da WSL, como Joca Junior, Danilo Costa – que desta vez estará do lado de fora participando da transmissão -, Marcelo Nunes e Jadson André, este último o mais longevo de todos, ficando 11 temporadas no grupo dos melhores surfistas do mundo.
Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, também falou sobre o retorno da competição a cidade. “O Rio Grande do Norte nos recebeu de braços abertos no ano ado e é um estado que revela atletas de enorme potencial para o surfe, um dos propósitos do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Não à toa, é o lar do primeiro campeão olímpico da modalidade. Além disso, pela segunda vez, a cidade vai realizar uma etapa de QS da WSL, motivo de muito orgulho para todos nós da organização, o que mostra também que as pessoas abraçaram o surfe e gostam da modalidade”.
“O Rio Grande do Norte vive o surfe e tem um histórico de revelar grandes nomes da modalidade. Voltar a Natal com uma etapa ainda mais forte do Circuito Banco do Brasil de Surfe é motivo de orgulho. O apoio do BB ao esporte contribui para que atletas como o Mateus Sena possam competir em casa, ao lado de sua torcida, e mostrar ao mundo o talento que nasce nas ondas potiguares”, acrescenta Maurício Toledo, gerente executivo de Promoção e Patrocínio do Banco do Brasil.
Segundo a organização, para este ano, o QS vem ainda mais forte. Isso porque a pontuação valerá 4.000 pontos no ranking sul-americano da WSL, quatro vezes mais que em 2024. Até por isso, mais uma vez, a parada deverá ter uma briga grande na capital potiguar.
No ano ado, a etapa – que contou até com a participação de Italo Ferreira -, mostrou um predomínio dos surfistas locais, que chegaram nas quartas de final com três dos oito competidores: Adauto Sena, Emanoel Tobias, que havia eliminado Italo na bateria anterior, e Mateus Sena. A decisão foi um duelo entre os Senas. Mateus derrotou Adauto, conquistou o título da etapa e, de quebra, foi coroado campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024.
Já no feminino, a peruana Sol Aguirre ganhou a decisão contra a cearense Juliana dos Santos, mas a catarinense Laura Raupp já tinha conquistado o título de campeã do Circuito BB 2024 por antecipação.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa Natal QS 4.000 faz parte do circuito Qualifying Series (QS) de 2025 da World Surf League (WSL) e tem o orgulho de ser patrocinado pelo Banco do Brasil, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria do Estado da Educação do Esporte e do Lazer – SEEC, com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, Boali, e com mídia oficial oferecida pela Rádio Jovem Pan FM 89,9 com transmissão ao vivo pelo site da WorldSurfleague.com, app da WSL e canal de YouTube da WSL.
Sobre a WSL
A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.