Começou na quarta-feira (21), o Circuito Banco do Brasil de Surfe, com etapa em Natal, na Praia de Miami, no Rio Grande do Norte, com grandes performances e uma disputa bastante acirrada. Coube ao cearense Cauã Costa dominar as ações e registrar o maior somatório de notas com 13.80, durante a quarta bateria do Round 64.
Costa avançou com autoridade ao superar adversários como Theo Fresia (10.17), Jonathan Freitas (10.13) e Gabriel Andre (9.60), em uma das baterias mais equilibradas do dia. A atuação sólida também lhe rendeu a melhor nota do primeiro dia, 8.67.
“É sempre um prazer estar em Natal, um dos primeiros picos de surfe que comecei a competir quando era criança. Estou amarradão de ter avançado e tem altas ondinhas. Está animal, a galera quebrando”, afirma Cauã Costa. “Sempre bom ter um grande somatório. Logo no início já gosto de fazer um bom somatório, mas quando não dá, vou construindo durante a bateria. Deu certo. Consegui pegar essa onda aí [8.67] na metade da bateria e ficar mais tranquilo”, acrescenta.
Os potiguares Arthur Alves, que terminou com o segundo maior somatório (12.90) ao bater a marca na oitava bateria do Round 80, e o atual vice-campeão da etapa de Natal, Adauto Sena, também foram destaques. Sena abriu o dia na rodada, quando fez 12.67 seu melhor somatório do dia, e na sequência também avançou ao Round 64 ao superar adversários difíceis como Jadson André, Guilherme Lemos e Wallace Vasco.
“Estou bastante feliz, mais um objetivo concluído. O mar e o vento estavam do jeitinho que eu gosto, tudo favorável para mim. Agora vamos para o Round 32 e se Deus quiser ar. Ano ado eu fui vice e este ano vou conquistar meu objetivo que é o de ser campeão”, crava Adauto Sena.
Coube ao pernambucano Douglas Silva vencer a oitava e última bateria do dia no Round 64, com somatório de 12.40. Ele levou a melhor diante de Lysandro Leandro (11.77), Daniel Adisaka (8.47) e Luiz Andre Souza (4.97). “Finalizando com uma vitória especial na Praia de Miami. Um lugar que nunca tinha visitado e é lindo. Para mim é um prazer estar conhecendo essa praia de grandes surfistas. A onda é muito irada, é uma onda de vala, mas que abre, proporcionando vários aéreos”, fala Silva.
“Recebermos um evento deste tamanho é algo de extrema importância para nós atletas nordestinos. A competição é tão boa que se torna um festival de tanta coisa que tem por aqui. O Banco do Brasil está de parabéns, uma estrutura animal. Que façam mais etapas no Nordeste porque serão bem-vindos”, finaliza Silva.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa Natal QS 4,000 faz parte do circuito Qualifying Series (QS) de 2025 da World Surf League (WSL) e tem o orgulho de ser patrocinado pelo Banco do Brasil, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria do Estado da Educação do Esporte e do Lazer – SEEC, com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, Boali, e com mídia oficial oferecida pela Rádio Jovem Pan FM 89,9 com transmissão ao vivo pelo site da WorldSurfleague.com, app da WSL e canal de YouTube da WSL.
Sobre a WSL
A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.