Gabriela Bryan comandou as ações no primeiro dia do Pro Bells Beach 2025. A havaiana competiu na bateria de abertura do evento e venceu com a maior nota e o maior somatório de todas as sete disputas realizadas. WSL pretendia realizar a primeira fase das mulheres e dos homens, além da repescagem do feminino, porém as séries ficaram muito espaçadas e a prova foi paralisada após o primeiro duelo masculino.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
As baterias do feminino tiveram 30 minutos de duração e foram realizadas em direitas de 1 a 1,5 metro em Bells Beach. Gabriela surfou apenas duas ondas em todo o confronto. A surfista do Havaí abriu com 7.17 e depois chegou no critério excelente (8.33) com seu surfe de manobras poderosas. A costa-riquenha Brisa Hennessy avançou em segundo lugar e a espanhola Nadia Erostarbe caiu para a repescagem.
“É incrível. Eu (disputei) a última bateria em El Salvador, a primeira em Bells, e isso é meio louco,” disse Gabriela. “Aconteceu tudo tão rápido, mas estou apenas aproveitando esse momento e continuando a fazer o que já vinha fazendo, sem realmente mudar nada, mas sim, é muita coisa. É uma virada muito rápida, mas estou curtindo. Estou muito feliz por estar de volta a Bells e por disputar a primeira bateria aqui”.
Ver essa foto no Instagram
Luana fica em terceiro na estreia – A única brasileira na etapa não foi bem na estreia do Pro Bells Beach 2025. Luana Silva não fez boa escolha de ondas e terminou em último lugar, resultado que coloca a surfista na repescagem. Bicampeã do evento (2022 e 2023), a australiana Tyler Wright venceu avançou para as oitavas de final com direito a nota no critério excelente. A canadense Erin Brooks ficou em segundo lugar e também garantiu vaga na fase das 16 melhores da etapa. Bateria de 30 minutos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) na Austrália, noite desta quinta (13) no Brasil devido ao fuso horário, em direitas de 1 a 1,5 metro.
Tyler começou com três ataques em sequência que valeram 6.67 pontos. Logo depois, aos quatro minutos, Erin anotou 3.83 com com quatro ataques, porém menos expressivos que os da australiana. Luana surfou sua primeira onda na bateria aos dez minutos. A brasileira executou uma rasgada e errou um cutback para começar com 2.83 pontos.
A australiana chegou novamente na casa dos seis pontos (6.33) aos 14 minutos. Tyler bateu forte, rasgou e executou um cutback. Ela ainda foi até o inside, porém não achou mais nenhuma seção íngreme. Erin pegou uma direita da série e realizou quatro ataques, sendo dois mais expressivos. A canadense anotou 5.33 pontos e continuou em segundo lugar, porém ampliou a diferença para Luana, que ou a buscar no mínimo 6.33 para evitar a repescagem.
As três surfistas atuaram a dez minutos do fim. Tyler novamente aproveitou bem as primeiras seções da direita e dessa vez achou a junção no inside. A atuação valeu 8.17 pontos. Erin também fez sua melhor onda na disputa. A canadense fez seis manobras e adicionou 7.43 ao somatório. Luana pegou uma onda da série, mas sem oferecer boas seções. A brasileira executou quatro ataques e conquistou 4.93 pontos. Ela precisava de 7.83 para avançar. Luana ficou com a prioridade nos minutos finais, porém não teve mais oportunidades e caiu para a repescagem.
“Essa foi a vez que surfei mais livre em muito tempo”, disse Tyler. “”anto mentalmente, fisicamente e tudo mais, está me fazendo muito bem. Na verdade, fiquei bem decepcionada com El Salvador. Senti que meu surfe nos treinos estava muito bom, e aí na bateria, não fiquei muito impressionada. Gosto muito das minhas pranchas, elas estão ótimas, e me sinto em forma e forte. Estou feliz por estar saudável e surfando aqui”.
Ver essa foto no Instagram
Masculino – Crosby Colapinto dominou a única bateria do masculino realizada no dia foi. O norte-americano conquistou duas notas na casa dos seis pontos (6.67 e 6.17) e avançou para o Round 3. Rio Waida também abançou. O indonésio travou belo duelo pela segunda vaga com o havaiano Imaikalani deVault e confirmou a vaga perto do fim. Imai terá nova chance na repescagem.
Bateria especial – Conforme a maré foi enchendo e as ondas sumindo do Bowl de Bells, a etapa foi paralisada e o público foi presenteado com uma bateria especial. Dois tetracampeões de Bells, os australianos Mick Fanning e Stephanie Gilmore, junto do havaiano Mason Ho se divertiram e mostraram suas conexões com a onda.
Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Pro Bells Beach 2025 acontece no fim de tarde desta sexta-feira (18), às 17h45 (de Brasília). A previsão indica ondas de 4 a 7 pés de face para o dia.
Pro Bells Beach 2025
Round 1 Masculino
1 Crosby Colapinto (EUA) 12.84 x Rio Waida (IDN) 10.20 x Imaikalani deVault (HAV) 8.07
2 Barron Mamiya (HAV) x João Chianca (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
3 Jordy Smith (AFR) x George Pittar (AUS) x Edgard Groggia (BRA)
4 Yago Dora (BRA) x Ian Gouveia (BRA) x Ian Gentil (HAV)
5 Ethan Ewing (AUS) x Seth Moniz (HAV) x Morgan Cibilic (AUS)
6 Italo Ferreira (BRA) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Xavier Huxtable (AUS)
7 Jack Robinson (AUS) x Marco Mignot (FRA) x Ryan Callinan (AUS)
8 Leonardo Fioravanti (ITA) x Connor O’Leary (AUS) x Deivid Silva (BRA)
9 Miguel Pupo (BRA) x Jake Marshall (EUA) x Alejo Muniz (BRA)
10 Filipe Toledo (BRA) x Joel Vaughan (AUS) x Alan Cleland (MEX)
11 Kanoa Igarashi (JAP) x Griffin Colapinto (EUA) x Jackson Bunch (HAV)
12 Cole Houshmand (EUA) x Matthew McGillivray (AFR) x Liam O’Brien (AUS)
Round 1 Feminino
1 Gabriela Bryan (HAV) 15.50 x Brisa Hennessy (CRI) 12.33 x Nadia Erostarbe (ESP) 8.90
2 Ellie Harrison (AUS) 13.00 x Molly Picklum (AUS) 9.23 x Vahine Fierro (FRA) 8.76
3 Lakey Peterson (EUA) 13.50 x Caitlin Simmers (EUA) 11.67 x Carly Shanahan (AUS) 2.90
4 Bella Kenworthy (EUA) 13.00 x Sally Fitzgibbons (AUS) 11.17 x Caroline Marks (EUA) 10.60
5 Tyler Wright (AUS) 14.84 x Erin Brooks (CAN) 12.76 x Luana Silva (BRA) 7.76
6 Sawyer Lindblad (EUA) 14.63 x Isabella Nichols (AUS) 12.66 x Bettylou Sakura Johnson (HAV) 5.00
Repescagem
1 Caroline Marks (EUA) x Luana Silva (BRA) x Carly Shanahan (AUS)
2 Vahine Fierro (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Nadia Erostarbe (ESP)