O Brasil segue complete no Pro Gold Coast 2025. Os dois únicos brasileiros que caíram para a repescagem se recuperaram e seguem vivo na etapa australiana de Queensland. Luana Silva está garantida nas oitavas de final do feminino e enfrenta a líder do ranking, a havaiana Gabriela Bryan. Edgard Groggia escreveu seu nome no Round 3 do masculino e encara Yago Dora na abertura da fase.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
O segundo dia da sexta etapa do CT na temporada teve apenas as seis baterias da repescagem. Disputas de 35 minutos foram realizadas na manhã de domingo (4) na Austrália, noite deste sábado (3) no Brasil devido ao fuso horário, em direitas demoradas de 0,5 com séries maiores em Burleigh Heads.
Luana abriu o dia contra a norte-americana Sawyer Lindblad e a espanhola Nadia Erostarbe. As três surfistas atuaram logo no início. Saywer foi primeiro e pegou a direita mais longa, porém largou com a menor nota, 5.17 pontos. Luana conquistou 5.67 com dois ataques e Nadia 6.67 também com duas manobras. A espanhola colocou mais 3.50 no somatório aos nove minutos com três rasgadas e uma batida numa onda pequena.
Luana assumiu a liderança pouco depois da metade da disputa. A brasileira executou dois ataques contundentes para anotar 6.93 pontos. Sawyer segurou a prioridade e só fez o uso para sua segunda atuação na bateria a seis minutos do término. A norte-americana precisava de 5.01 e anotou 5.37 para assumir o segundo lugar. Logo depois ela achou outra direita e foi ainda melhor. Sawyer acertou três manobras mais expressivas e trocou 5.17 por 6.50 pontos. Ela permaneceu em segundo lugar, mas aumentou a diferença para Nadia, que ou a buscar 5.20 para evitar a eliminação.
Nadia atuou perto do minuto final, mas a direita não foi muito boa e os dois ataques valeram apenas 2.67 pontos. Ela ainda teve outra oportunidade, mas errou a junção e se despediu do Gold Coast Pro 2025 em 17º lugar. Luana venceu e avançou com Sawyer para as oitavas de final. A brasileira enfrenta a havaiana Gabriela Bryan na próxima fase.
Ver essa foto no Instagram
Edgard avança em segundo – Edgard participou da terceira bateria da repescagem do masculino. Ele encarou o indonésio Rio Waida e o sul-africano Matthew McGillivray. Rio abriu a disputa com 6.67 pontos. O surfista da Indonésia bateu e executou forte layback na junção. Logo depois ele colocou mais 4.17 no placar. Matthew largou com 1.43 e na segunda atuação, aos quatro minutos, colocou 4.10 no somatório. Edgard fez sua primeira apresentação na disputa aos seis minutos. Ele executou um floater, duas curvas em seções lentas da onda e atacou a junção, porém caiu da prancha. A nota foi 4.00 pontos. Na volta ele viu Matthew atuar e conquistar mais 4.83 pontos.
O brasileiro cresceu no duelo aos 11 minutos. Ele precisava de 4.93 pontos para sair da última posição. Edgard rasgou e voou alto com reverse para conquistar 6.83 e pular para o segundo lugar. Matthew tentou responder logo depois, mas precisava de 6.01 e anotou 5.90 pontos. Ele ou a buscar 4.94 para sair o último lugar.
Edgard assumiu a liderança aos 16 minutos. O brazuca usou a prioridade para rasgar e bater com força na junção. Ele buscava 4.01 e anotou 6.13 pontos. Rio respondeu na sequência e com três rasgadas e uma batida colocou 7.00 no somatório. Matthew ou a buscar 7.06 para evitar a eliminação.
O sul-africano trocou nota aos 22 minutos com duas rasgadas e um aéreo reverse. Matthew anotou 6.40 pontos e ou a buscar 6.57 para avançar no evento. O atleta fez mais três tentativas, porém não chegou perto da virada. Rio trocou nota a quatro minutos do fim com aéreo reverse e confirmou a vitória (8.17). Edgard avançou em segundo lugar e enfrenta Yago Dora no Round 3.
Ver essa foto no Instagram
Julian derrota Jack e encara Italo – Jack Robinson caiu na repescagem do Gold Coast Pro 2025 e se despediu da prova em 33º lugar. Numa bateria só de australianos, o campeão da etapa do CT de Bells Beach ficou atrás de dois convidados para a etapa. O ex-atleta da elite e vencedor da triagem, Julian Wilson, venceu a disputa e Morgan Cibilic avançou em segundo lugar. Morgan entrou na etapa para ocupar o lugar de Ryan Callinan, aussie que acaba de ser pai.
A melhor atuação de Jack na bateria valeu 5.33 pontos. Depois ele viu Morgan anotar 7.00 e 6.33 com manobras de borda e Julian voar alto para conquistar 8.17, além de colocar mais 7.30 no somatório. Jack tentou reagir de todas as formas, mas sua segunda maior nota nas oito ondas surfadas valeu apenas 1.73 ponto. Julian encara o líder do ranking, Italo Ferreira, no Round 3.
“Naquela bateria eu estava enfrentando dois dos melhores surfistas da etapa de Bells,” diz Julian. “Sinto que ontem (primeira fase no sábado) eu estava apenas surfando para tentar me reconectar com este ambiente e, no final, comecei a buscar oportunidades. Então quis trazer isso para a minha bateria de hoje, e sinto que trouxe muito mais energia. Essas são as baterias que você quer disputar, mas, caramba, elas são difíceis, então fiquei realmente feliz por sair vitorioso nessa. Estou adorando, para ser sincero. Foi muito bom completar os aéreos e ainda adicionar alguma variação com um grab. Fiquei bem empolgado depois disso. É ótimo estar aqui de novo e me sentir em casa neste ambiente tão desconfortável”.
Ver essa foto no Instagram
Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Gold Coast Pro 2025 acontece na manhã de segunda-feira (5) na Austrália, noite de domingo no Brasi devido ao fuso horário, às 18h15 de Brasília. A previsão indica ondas de 0,5 a 1 metro com vento terral pela manhã e lateral durante a tarde.
Gold Coast Pro 2025
Repescagem Masculino
1 Julian Wilson (AUS) 15.47 x Morgan Cibilic (AUS) 13.33 x Jack Robinson (AUS) 7.06
2 Connor O’Leary (JAP) 14.00 x Barron Mamiya (HAV) 11.17 x Jordan Lawler (AUS) 8.50
3 Rio Waida (IDN) 15.17 x Edgard Groggia (BRA) 12.96 x Matthew McGillivray (AFR) 12.30
4 Griffin Colapinto (EUA) 15.73 x Imaikalani deVault (HAV) 13.90 x Joel Vaughan (AUS) 13.14
Round 3
1 Yago Dora (BRA) x Edgard Groggia (BRA)
2 Connor O’Leary (JAP) x Alan Cleland (MEX)
3 Filipe Toledo (BRA) x Crosby Colapinto (EUA)
4 Jake Marshall (EUA) x Samuel Pupo (BRA)
5 Ethan Ewing (AUS) x Morgan Cibilic (AUS)
6 Seth Moniz (HAV) x Jackson Bunch (HAV)
7 Barron Mamiya (HAV) x Callum Robson (AUS)
8 Rio Waida (IDN) x Alejo Muniz (BRA)
9 Italo Ferreira (BRA) x Julian Wilson (AUS)
10 Marco Mignot (FRA) x George Pittar (AUS)
11 Miguel Pupo (BRA) x Ian Gentil (BRA)
12 Leonardo Fioravanti (ITA) x Deivid Silva (BRA)
13 Jordy Smith (AFR) x Imaikalani deVault (HAV)
14 Cole Houshmand (EUA) x João Chianca (BRA)
15 Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS)
16 Kanoa Igarashi (JAP) x Ian Gouveia (BRA)
Repescagem Feminino
1 Luana Silva (BRA) 12.60 x Sawyer Lindblad (EUA) 11.87 x Nadia Erostarbe (ESP) 10.17
2 Lakey Peterson (EUA) 13.76 x Bella Kenworthy (EUA) 11.33 x Brisa Hennessy (CRI) 11.20
Oitavas de final
1 Gabriela Bryan (HAV) x Luana Silva (BRA)
2 Caroline Marks (EUA) x Vahine Fierro (FRA)
3 Molly Picklum (AUS) x Bella Kenworthy (EUA)
4 Sawyer Lindblad (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
5 Caitlin Simmers (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS)
6 Lakey Peterson (EUA) x Erin Brooks (CAN)
7 Isabella Nichols (AUS) x Sophie McCulloch (AUS)
8 Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)