Paúba Super Tubos

Sergio Luan é campeão

Sergio Luan vence principal categoria da sétima edição do Paúba Super Tubos, em São Sebastião (SP). Eduardo Barros levanta caneco no bodyboard.

0

Ondas difíceis e com tamanho marcaram a sétima edição do Paúba Super Tubos, já tradicional evento de tubos em Paúba, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. A previsão se confirmou e a competição rolou nesta sexta-feira (23) com vento terral e ondas de um a um metro e meio. O Sergio Luan venceu a Open, principal categoria do torneio de tubos. Eduardo Barros levou no bodyboard. 

Clique aqui para ver as fotos

Participaram da edição 2025 nomes como Danylo Grilo, Thiago Camarão, Pedro Dib, Renan Pulga, Sergio Luan e outros. O longboarder Carlos Bahia também participou, colocando para dentro das ondas de pranchão. Já no Bodyboard, caíram no mar o campeão da edição de 2023, Bruno Rocha; Paulo Vasconcelos, Luciano Rodrigues, Gustavo Martins, Johnie Alves, Eduardo Barros, Valdomiro Mirinho e outros. 

A Open entrou primeiro no mar, com baterias de 15 minutos do Round 1 contendo cinco surfistas e avançando dois atletas para o Round 2. Mesmo com o tempo nublado e numa sexta-feira, um bom número de pessoas prestigiou o evento e presenciaram bons drops no pico paulista. 

Sergio Luan vence com tubaço

Sergio, para levar o caneco para casa, teve que derrotar Gustavo Tigu, Kaue Germano e Vinicius Palma. Kaue não conseguiu superar Sergio e levou o troféu de vice-campeão.

O mar melhorou e os atletas acharam mais tubos que nas baterias anteriores. Faltando 13 mintuso para o término da final, Vinicius Palma acha uma direita, coloca para dentro e sai com tranquilidade para ganhar 5.17 pontos. Logo depois, Kaue Germano também faz o seu tubo em uma série para esquerda, sai comemorando e arranca dos juízes 7.77, a maior até então.

Nessa altura o líder era o Kaue, mas Sergio Luan pegou a liderança com duas notas 4.83 e 4.64. Kaue preciava apenas de 1.69 para reconquistar o primeiro lugar e consegue. Germano vai para uma onda menor, de backside, dá duas manobras e soma 3.30 pontos.

Nos últimos cinco mintuos, Sergio Luan pega a maior da série, entuba na craca e consegue mais que 6.33 pontos, suficiente para assumir a liderança, já que precisava de 6.25. O segundo lugar ficou com Kaue Germano, e Vinicius Palma e Gustavo Tigu ficaram na terceira e quarta colocação, respectivamente.

“Já estou três anos competindo nesse campeonato, consegui chegar na final do primeiro, mas nunca consegui ganhar. E, cara, sem palavras, consegui ganhar um evento desse nível aqui na Paúba, lugar que eu venho há muitos anos. E é só gratidão a Deus e aos patrocinadores. Com certeza (Paúba) é diferente, muito perto da areia, dá pra escutar vibrações, a gritaria e tudo, show de bola, evento nota 10”, diz Sergio.

Eduardo Barros faz nota excelente e vence no bodyboard

A primeira final a entrar no mar na sexta-feira foi o bodyboard, com os atletas Bruno Rocha, Eduardo Barros, Gustavo Martins e Nicolas. Em um momento com melhores ondas, os atletas mostraram atitude nas mutantes ondas do pico. E o primeiro a entrar em ação foi o Nicolas, achando uma direita bem buraca e finalizando com um rollo, rendendo 2.83 pontos. Bruno, que já foi campeão em 2023, assumiu a liderança depois de conseguir 5.83. Bruno seguiu líder, juntando no somatório 2.47.

Faltando menos de cinco minutos para acabar, Eduardo Barros, que estava na última colocação da final, achou uma onda da série, tirou um tubaço e finalizou com rollo para assumir o primeiro lugar depois de receber nota 8.00 dos juízes. Maior nota do campeonato. Eduardo ainda juntou 3.83 no somatório para vencer com autoridade. Bruno Rocha ficou em segundo, Gustavo Martins em terceira e Nicolas na quarta posição.

“Estou muito feliz por vencer aqui pela segunda vez. Quero dedicar esta vitória 100% a Deus e 100% à minha namorada, Natália. Só tenho a agradecer. A partir de agora, estou parando de competir em nível brasileiro e mundial. Vou focar na minha vida pessoal, mas Paúba sempre estará no meu coração e sempre que puder, estarei aqui”, fala Eduardo.

A sétima edição do Paúba Super Tubos teve patrocínio master da Onbongo, patrocínios da Moosse, Corona, Monster e Porto Paúba. Contou também com a parcerias de Bury Cambury, Barraca do Anderson, Vita Maresias, Residencial Marina del Sol, Nuty Açaí, Huihue, Eu Amo Paúba, Restaurante Terral e portal Waves. Além de apoio de Esporte São Sebastião, Pigma Gráfica, Varanda Musica, Supvalezin.

O responsável pelo Paúba Super Tubos, JP Costa, conta como foi a organização para realizar a sétima edição.  “Foi uma edição que, brincamos, estava encantada. E agora, finalmente, desencantou. Nunca demorou tanto para acontecer. Desde agosto, foram nove meses. Eu já estava pensando em comprar a velinha de aniversário para cantar ‘parabéns de um ano’ (risos). Graças a Deus, foi entregue. As condições ali não se apresentaram as melhores possíveis. Mas fazer campeonato desse jeito é complicado e delicado também. Você escolhe o dia de acordo com as previsões dos sites, de acordo com o que os sites mostram. Isso nos levou até a cometer um erro em setembro. A chamada que fizemos não deu certo. Agora, finalmente, deu certo. Durante o dia, havia ondas na casa de 1,5m, foi bem legal esse tamanho de onda, mas nem o dia inteiro ficou bom, o que atrapalhou um pouco, principalmente na transmissão. Mas foi legal, principalmente no fim da tarde, o mar ficou perfeito, a galera achou tubos em todos os momentos do dia, mesmo com o mar não tão bom. E é isso, foi entregue. Agora, nas próximas semanas, começamos a trabalhar na oitava edição, já fazendo a parte de captação e produção de material para, aí sim, abrir a janela de espera da oitava edição. A ideia é abrir ali de meados de julho em diante, final de julho em diante, assim como foi no ano ado. Mas, esperamos muito que dessa vez haja boas condições para acontecer ainda este ano, essa oitava edição”, fala.

Resultados

Open 

1 Sergio Luan
2 Kaue Germano
3 Vinicius Palma
4 Gustavo Tigu

Bodyboard

1 Eduardo Barros
2 Bruno Rocha
3 Gustavo Martins
4 Nicolas