A International Surfing Association (ISA) realizou o quarto Programa Continental Anual de Desenvolvimento de Atletas Jovens (YADP – Youth Athlete Development Program, em inglês) em Fiji. A iniciativa, apoiada pela Solidariedade Olímpica, foca em capacitar jovens atletas e seus treinadores em desenvolvimento ao redor do mundo. Realizado anteriormente nas Américas, África e Ásia, o YADP deste ano focou em jovens da região da Oceania.
Projetado para construir habilidades e estratégias de desenvolvimento de longo prazo para futuros atletas olímpicos com o limitado a recursos de alto desempenho, o programa recebeu 15 surfistas de oito países, todos com menos de 18 anos. Ao longo da semana, o treinamento interativo foi combinado com exercícios práticos para ajudar os atletas a maximizar suas habilidades tanto dentro quanto fora da água.
A edição deste ano foi liderada pelo ex-surfista do Championship Tour, o francês Michel Bourez, juntamente com o especialista em treinamento da ISA, Lee Ryan, da Nova Zelândia. O programa cobriu uma ampla gama de tópicos, incluindo uma visão aprofundada de arbitragem, análise de locais, preparação mental, regras de competição, estratégia de prova, metas motivacionais, análise técnica de vídeo e muito mais.
Ao lado dos treinadores, as atletas embaixadoras, a neozelandesa Saffi Vette e a costarriquenha Leilani McGonagle, que também é membro da Comissão de Atletas da ISA, atuaram como mentoras e treinadoras para os participantes ao longo do programa.
O programa foi realizado em colaboração com a Oceania Surfing Federation e a Fiji Surfing Association, cuja presidente, Hannah Bennett, forneceu apoio. O treinamento para treinadores da Oceania também foi incluído para permitir que o desenvolvimento de atletas jovens continue a longo prazo no futuro.
“Iniciativas como o nosso Programa de Desenvolvimento de Atletas Jovens representam o coração do que a ISA defende: criar oportunidades para surfistas em todo o mundo alcançarem seu potencial máximo. Quando vemos esses jovens surfistas talentosos de toda a Oceania aprendendo ao lado de juízes experientes, treinadores e atletas olímpicos, não estamos apenas testemunhando seu desenvolvimento, estamos observando o futuro do nosso esporte tomando forma”, fala Fernando Aguerre, presidente da ISA.
“Esses programas fazem mais do que desenvolver atletas, eles desenvolvem sonhos. Alguns desses jovens surfistas representarão suas nações nos mais altos níveis, e para muitos deles, essa jornada começa aqui mesmo nas belas ondas de Fiji”, finaliza.
Atletas
Tanuguatoa Aupiu – Samoa Americana
Julia Kostelnik – Samoa Americana
Kenneth Alexander – Guam
Hazel Wilson – Guam
Taumero Bineka – Kiribati
Nakau Nakibwebwe – Quiribáti
Dezley Mackay – Nauru
Keipson Jimwereiy – Nauru
Keilani Clark – Papua Nova Guiné
John Yafi M – Papua Nova Guiné
Leia Falega Viliamu – Samoa
Mavis Narisa Lynn Gardiner – Samoa
Sacha Ferry – Vanuatu
Emily Taleo – Vanuatu
Havana kurop – Fiji
Treinadores
Steve Kostelnik – Samoa Americana
Lesi Navuwai – Fiji
Shane Pier – Guam
Nicholas Mcdermott – Kiribati
Jane Short – Nauru
Shane Clark – Papua Nova Guiné
Keith Martin – Samoa
Benjamin Johnson – Vanuatu